Garota de Ipanema

Garota de Ipanema

Em 1962 nasceu uma das músicas mais populares de todos os tempos, considerada “hino” da Bossa Nova e interpretada em diferentes idiomas por ícones internacionais como Frank Sinatra, Madonna, Cher e Amy Winehouse. A jovem Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, conhecida como “Helô Pinheiro”, foi a inspiração para Tom Jobim e Vinícius de Moraes criarem “Garota de Ipanema”.

Na época que a canção surgiu, os compositores passavam várias horas do dia tomando uísque no Bar do Veloso, espaço tradicional da cidade carioca, e toda vez que Helô ia à praia, eles se deslumbravam com a graça da jovem.  Quando soube que era a garota mencionada na obra, Heloísa conta que teve até que apressar o casamento por conta do sentimento de ciúmes do namorado, especialmente porque Tom revelou estar profundamente apaixonado por ela. No fim, a relação se transformou em uma amizade cheia de afeto e reconhecimento.

Aliás, falando em reconhecimento, com todo o sucesso da música, a praia de Ipanema, além de linda, se tornou mundialmente famosa, eternizando-se como um dos locais mais visitados do Brasil.